domingo, 13 de janeiro de 2013

SÊ O EXEMPLO


Sê o exemplo! 

Tito 2.3-5: Quanto às mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias em seu proceder, não caluniadoras, não escravizadas a muito vinho; sejam mestras do bem,a fim de instruírem as jovens recém-casadas a amarem ao marido e a seus filhos,a serem sensatas, honestas, boas donas de casa, bondosas, sujeitas ao marido, para que a palavra de Deus não seja difamada.


Quando almejamos imprimir valores verdadeiros em alguma pessoa, dedicamos tempo em passar esses valores absolutos a ela.
Não existe passe de mágica, vivemos num mundo real que exige dedicação e esforço. Quando nos sentimos desafiadas a sermos exemplo, isso vai requerer de nós um comportamento irrepreensível.

O nosso comportamento deve sempre refletir santidade.
Sejam mestras do bem. Mulheres experientes e piedosas normalmente são excelentes mestras. O verbo “instruir”, em Tito 2.4, é relacionado a palavra traduzida por “temperantes” em Tito 2.2, e provavelmente deve ser traduzido por “para que instruam a fim de tornar sóbrias”. As  mulheres mais velhas não devem apenas ensinar as mais jovens a cuidar da casa, mas também colocar no coração e na mente delas atitudes espirituais corretas.
Mulheres que sejam: Sóbrias, sérias, criteriosas, sensatas.

I Timóteo 4.12: Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, na caridade, no espírito, na fé, na pureza.
Paulo encoraja a Timóteo a ser exemplo.
Afirmam Elyse Ftzpatrick e Carol Cornish (2004,p.51,) que: Mudar exige compromisso de praticar, dia após dia, o novo estilo de vida de Deus. É preciso compromisso para continuar mesmo quando falhamos, mesmo que a estrada comece a ficar íngreme. A maravilhosa verdade é que Deus abençoa nossas frágeis tentativas de mudança com gracioso poder.

NÃO EXISTE FÓRMULA MÁGICA, EXISTE DETERMINAÇÃO E POSTURA.

Que tipo de exemplo você tem sido?
Não devem ser caluniadoras (que fazem acusações falsas, ouvindo e espalhando fofoca). II Timóteo 5.13: Além do mais, aprendem também a viver ociosas, andando de casa em casa; e não somente ociosas, mas ainda tagarelas e intrigantes, falando o que não devem.

Mães, que exemplo vocês tem dado para seus filhos?
Você tem vivenciado uma vida cristã com tanta autenticidade que tem influenciado seus filhos ou você é um péssimo exemplo para eles?
Você é uma esposa amorosa ou rixosa?
O seu comportamento desafia seus filhos a quererem também constituir família ou o seu comportamento é tão nocivo que faz com que eles declarem não quero me casar?
Você é submissa? As vezes nos falta docilidade no trato.
A submissão é uma benção que muitas mulheres nestes tempos pós-modernos rejeitam.  Infelizmente esta palavra é mal entendida, havendo muitos conceitos errados sobre ela. Submissão é uma das maiores expressões do senhorio de Cristo na vida do ser humano.
Jaime Kemp  (1996,p. 57) define submissão como: “Render uma obediência inteligente e humilde a uma pessoa investida por Deus de poder e autoridade”. A palavra submissão é formada de duas palavras: sub – que significa “Debaixo de” – missão – que significa “vocação” ou “profissão”. A mulher submissa é aquela que está debaixo da missão do marido.

Você é ajudadora, companheira, cúmplice?
Jaime Kemp (1996,p.58) declara que: Auxiliadora é alguém que está ao lado para completar, ajudar, complementar, apoiar. O homem, para conseguir seus objetivos na vida, precisa de uma companheira. O papel da mulher é ampliado pela palavra “idônea” que significa “semelhante a ele”, isto é, alguém que concorda mental, física e espiritualmente.
 “Porque também o homem não foi criado por causa da mulher, e sim a mulher, por causa do homem” (I Coríntios 11.9). O homem não foi feito para a mulher, mas ela para ele. Myles Munroe (2009,p.84) afirma que: Isso significa que ela foi feita para tudo que ele tem. Todo dinheiro, a visão – ela foi feita para isso. Todos os sonhos – foi criada para ajudá-lo a realizá-los. Todas as esperanças – foi feita para ajudar a fazer com que se torne realidade. Foi criada para tudo o que se relaciona ao homem.

Que tipo de exemplo você dá? Como você é conhecida?
·        Sábia, generosa, equilibrada, crente
·        Louca, rebelde, difícil, complicada, mal humorada, desequilibrada

Que tipo de exemplo você tem sido?

Para as solteiras:
Como tem sido o seu procedimento?
O seu comportamento desafia as pessoas que convivem com você a também terem uma vida como serva do Senhor? Você é como Daniel? Que resolveu no seu coração a não se contaminar com a Babilônia.
São muitas as propostas....
Para as solteiras lidar com a incerteza do futuro é difícil.
Uma pergunta que sempre aparece na sua mente. Será que vou casar? Com quem?
Corre-se um grande risco de fazer uma escolha precipitada...

Viver uma vida de princípios sem viver isolado, ter relacionamento sem ser influenciada pelo meio secular. A vida na igreja nos protege, porém quando estamos lá fora, como nos comportamos?

Temos que ser exemplo!!!

Fonte:Prª Martha

5 comentários:

Anônimo disse...

EU SOU PENTECOSTAL, EU SOU PENTECOSTAL
QUANDO EU ORO, QUANDO EU LOUVO
O DIABO PASSA MAL
(...)

Anônimo disse...

Glória a Deus por este espaço de renovação, graça, alegria e amor para aqueles que aceitarem serem filhos de Deus!!!!!!

Anônimo disse...

Gostei preciso ser esse exemplo.
glória a Deus Aleluia!!!

DORES MATOS disse...

EU GOSTEI DE APRENDER À SER UM EXEMPLO

Anônimo disse...

Realmente ser um exemplo para outras pessoas seguirem é uma honra, porém para que isto acontessa é necessário dedicar sua vida a Deus, é viver a palavra em sua plenitude.Amei a postagem, conteúdo rico em ensinamentos aquela que realmente anceia ser uma mulher virtuosa.Josineide Vasconcelos.